Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Saturday, January 01, 2011











Ola tod@s! Feliz Ano Novo! Que todos nos tenhamos muita paz e muito amor em 2011!

Estou de volta pra falar sobre a viagem pra Londres, como havia prometido. Mas antes de falar sobre Londres, eu tenho um comentario sobre also que St Ives me fez pensar. Passeando pela feirinha, depois de ter visitado tantas em tantas cidades diferentes, cheguei a conclusao de que o ser humano, apesar das diferencas culturais, faz mais ou menos as mesmas coisas por ai por esse mundo afora, entra ano e sai ano. A feirinha de St Ives me lembrou demais as feirinhas de todo sabado em Varzea Alegre! E a feira de Peterborough fica num galpao que me lembrou demais, pasmem! o Beco da poeira.

Bom, reflexao sobre a condicao existencial ontologica do ser humano - antigas aulas do Prof Linhares na federal, saudades... - voltemos a Londres. Bom, como muitos de vcs sabem eu estudei uma vida na CCB (Casa de Cultura Britanica), "me criei" la ouvindo falar, lendo, vendo imagens da Inglaterra que, em muitos casos, como era de se esperar, enfocavam mesmo a capital londrina. Entao needless to say uma das paradas na inglaterra, se o dinheiro desse, tinha q ser londres. como o dinheiro era pouco, mike e eu compramos um guia de londres e planejamos o tour do pobre - minha mae disse que essa expressao eh um paradoxo, porque pobre que eh pobre mesmo nao vai a londres hahahaha - que consistia em um dia nessa gigantesca cidade, por onde andamos a pe, usando td q era cupom de desconto e promocao possivel, almocando no lugar mais barato da redondeza e fazendo os programas quase ou mesmo de graca.

E devo dizer que alem de economizar, acho que foi mesmo a melhor maneira de conhecer a cidade em tao pouco tempo. Caminhar por Londres foi massa, pq tinhamos tempo pra tirar fotos, parar pra admirar uma coisa ou outra, e nao perdemos tempo presos no trafego. Essa ideia veio do Mike que, experiente, achou que pegar um daqueles double-deckers podia atrasar a gente mais que ajudar a conhecer mais lugares. Entao, programamos e conseguimos ir a quase todos os lugares na programacao.

Saimos cedinho pra comecar, pq a gente queria passar o maximo de tempo possivel em Londres. Pegamos o onibus ate Hundington e de la o trem pra Londres. Ja falei sobre os trens na Inglaterra: confortaveis e rapidos. Mas nao se enganem: se vc pega um trem pra Londres em certas horas do dia, a experiencia eh diferente. Nos conseguimos lugar pra sentar, mas tinha vaaaaarias pessoas em pe. Moral da historia: assim como feirinha eh feirinha em qq lugar, cidade grande eh cidade grande em qq lugar e como tal, vc tem q enfrentar problemas de cidade grande. A diferenca eh q enqt o Clube de Regatas - oops... Cuca Barra! - Parangaba pode demorar 40 minutos pra vir e, qnd ele para, vem geralmente lotado, nao tem ar-condicionado e o motorista mal espera vc entrar e arranca, os trens pra Londres vem na hora exata, tem ar-condicionado/aquecimento.

Bom, qnd chegamos a Londres, nossa primeira parada foi St Paul's Cathedral, a cara do livro Headway - eh o novo! - o primeiro livro de ingles com o qual estudei na vida, em 1998! Aff, como to veia... Tiramos fotos, admiramos a paisagem, usamos o banheiro publico - nao lembro se falei isso no primeiro post sobre a viagem, mas a gente tem q pagar pra usar :( em compensacao, pelo menos o banheiro eh limpo e tem td o q a gente precisa, isto eh, agua, sabao, papel higienico...

De St Paul's fomos pra Waterloo pra pegar o tube, como os ingleses se referem ao metro. Que diversao! hahahah peeeeeeeeeeeeense na matutage! Galera, eu sei q to a ponto de escrever a maior a besteira de todos os tempos, mas eu adorei a ventania na estacao cada vez q um carro de metro se aproxima hahahah muito massa. e pense como eh super-mega-rapido! num intante a gente crossa a cidade. Fortaleza REALMENTE precisa do METROFOR, desesperadamente. O metro eh legal tb pq da pra economizar um bocado em transporte publico. Por exemplo, compramos um daypass que valia pra qq metro, sem numero limitado de vezes, q a gente pegasse no dia. Economizamos um bocado. Uma das despesas mais altas q tivemos em fortal qnd visitamos foi transporte publico. Gastamos mais do que gastamos, em dolar, com gasolina, so em transporte publico, diga-se de passagem, ruim. Olha, detesto soar como reclamona do meu pais, mas venhamos e convenhamos, tem muita coisa pra consertar...

Seguimos em direcao entao a Torre de Londres que eu tinha vontade de conhecer dese que li Henry VIII and his Six Wives no meu primeiro semestre de ingles na facul. Devo dizer q essa viagem a Inglaterra foi uma viagem no tempo q me levou pros meus primeiros anos da facul e meus tempos de CCB e me trouxe muito boas memorias. Fizemos o tour da torre, com um guardinha super-simpatico e engracado, com quem tirei foto no final (nao basta turista, tem q matutar). Ele me perguntou de onde eu era e qnd disse que era do Brasil, ele disse: "Brazil! How nice! Bom dia!" ja era de tarde, mas achei a atitude simpatica entao respondi "bom dia" :) O que eu mais tinha curiosidade de ver era o lugar onde a Ann Boleyin ficou presa e foi decapitada. A historia dela em particular foi a que mais me marcou no livro sobre o Henrique VIII.

La tb vimos as joias da coroa. Galera, peeeeeeeeeeeeense na seguranca! A gente entra literalmente num cofre do caramba pra ver as joias. Em uma parte da exibicao a gente na verdade anda num esteira, acho q pra garantir que a galera continue andando e as filas nao demorem tanto pra andar.

Muito massa! De la, pegamos um barco, baratex, tinhamos um cupom buy one get one free - e tb tinhamos um pra torre - e foi Maaaaaaassaaaaaa! a nossa ideia era tomar o barco pra matar dois coelhos com uma cajadada so - coitado dos bichinhos :( - chegar rapido do outro lado de Londres pra ver as outras coisas que a gente queria do lado de la, e ver Londres desde o River Thames, barrento, fei que doi em si o pobi do rio, mas a paisagem: nao tem preco. Tirei carradas de fotos, of course. E vi um dos meus sites favortiso: The London Eye! Ai que lindo! Infelizmente, nao deu pra ir, meu sonho londrino, pq custava uma pequena fortuna e as filas sao enoooooooooooormes naquela epoca do ano. Mas fiquei feliz so em ver e tirar fotos com aquela imensa e maravilhosa roda-gigante! Depois de atravessarmos o rio Tamisa - chique, bem - tiramos fotos com o Big-Ben e o parlamento, claro e procuramos um abrigo, pq tava comecando a chover, pra procurar no guia onde iamos almocar. Achamos um restaurante coreano baratex nas redondezas de Soho e seguimos pra la, depois de merendar umas castanhas carameladas huuuuuuuuuuummm que compramos no mei da rua - de novo: comida de mei de rua tem em todo lugar!

Finalmente chegamos no restaurante, aparentemente popular entre estudantes, sobretudo coreanos, e tava mesmo chei de jovens de olhim puxado, e comemos um inexpensive e delicioso bulgogi, um prato feito de carne de gado em tirinhas grelhada com cenoura e cebolha em um molho coreano que eh do papoco - eh o novo! - servido com arroz branco. huuuuuuuuuuuuuummmm e o precinho ó! daqueles! ideal pra pobreza chique que visita londres hahahahah

Dai fomos pra Trafalgar Square, onde pegamos uma chuva brabeza que nos empurrou pra um gift shop que o Mike conhecia onde compramos umas lembrancinhas, de novo, baratex! Depois da chuva, tiramos fotos, caminhamos ate a National Gallery, tiramos mais fotos, e de la seguimos pra St james park - de novo, a cara do Headway, o primeiro do texto do livro eh uma carta de uma italiana contando sobre os seus primeiros dias como exchange student em londres. e adivinha onde ela vai? :) Tiramos mais fotos, ate chegarmos em Buckingham Palace. Que espetaculo o palacio! TIramos mais fotos, descansamos um poquinho e tivemos que correr fazendo o caminho de volta. Paramos em Piccadilly Circus, onde fomos numa super-mega livraria - professor de ferias... num to dizendo? - e tb comprei uma blusa de lembranca da viagem. Pegamos o tube de volta pra estacao de trem e de la voltamos pra Ramsey, exaustos, mas felizes! Viagem curta, mas inesquecivel. Tour de pobre, mas inesquecivel. So posso dizer que amei!

Bjs a todos! Volto no proximo post pra contar sobre a formatura da Trish e do Will e o casamento deles, post especial, em mais outras tres cidades que visitamos Confiram fotos dos lugares que mencionei no post, na ordem em q foram mencionados.

Inte!

ps: correcao: fomos pro restaurante saindo de waterloo e nao pra torre. e um detalhe: a ultima foto mostra uma coisa interessante - pq eu tenho a sensacao de q ja comentei isso antes? - anyway, em londres, pras pessoas nao se atrapalharem com otrafego e olharem na direcao certa, eles escrevem no chao nas ruas a direcao pra onde vc deve olhar antes de atravessar :)

2 Comments:

Blogger Sir Krebs said...

Meu Deus, eu tenho que ir a Londres!
Tu sabe que tu ia falando dos locais e eu vendo todos, né?! Coisa de gente doida por Harry Potter. =)

Ligita, e concordo com tua mami! Pobre não vai pra Londres, pobre vai ali no terminal do Siqueira. Como diz uma amiga, a Isadora, tu é é muito PHYNNA!! Brincadeira!
Mas também concordo que quando a gente visita um lugar a gente faz o que não pode pra economizar e só vai pro que for de graça ou quase de graça. (eu ACABEI de fazer isso em Portugal no mês passado e tive pena de dar cinco euros pra entrar na Torre de Belém pra passar 15 minutos. Em compensação o túmulo de Camões e do Vasco da Gama tavam pertinho de lá bem lindos e de graça. Além do mais a torre é linda por fora e comi o famoso e original pastelzinho, então também saí morto de feliz)
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Enfim. Adorei. Nem preciso dizer que vou a Londres esse ano, e digo logo que vou usar o matutano como 'guia', porque vai ter que ser assim também: rápido e barato.

12:04 PM  
Blogger Pigméia said...

Nossa, eu que não fui a Londres, já vi tudo, direitinho, como nos livros do Henry VIII que eu saiba de cor e salteado de tanto que tinha que reler pras provas dos meus alunos na Wisdom (eu sempre passava livros pra eles). Amei, como sempre, adoro tua narrativa, Lígioca!
Bjim

4:45 PM  

Post a Comment

<< Home