Ramsey
Ramsey eh a cidade na qual o tio-avo do Mike, o Uncle Derek, mora e foi la que ficamos a maior parte do tempo, na casa dele. Ele eh uma graca, um amor de pessoa, um gentleman! Ramsey eh uma cidade pequena, como quase todas as cidades que visitamos. Com construcoes antiquissimas. Alias, let me tell you que a maior parte do tempo que a gente tava na inglaterra, eu me sentia num filme do Harry Potter (Klebeeeeeeeeeeeeeeeer haha). As construcoes antigas, as casas com suas chamines – embora nao estivessem funcionando, pq era verao e tava um calor desgracado, especialmente nos primeiros dias – os dias nublados – embora tenha feito sol nos primeiros dias, chuviscou a maior parte do tempo – e principalmente, os trens! Gente, como a galera anda de trem na Inglaterra! Eu, que nunca tinha andado de trem na vida, tb descontei: foram acho que 4 viagens de trem, ida e volta. Gostei bastante. Em geral eh confortavel, embora em horario de pico pra cidades grandes como londres, e uma certa altura, a galera tem que viajar em pe. E la vai a matutisse maior minha qnt aos trens: adorei passar de um carro pra outro hahahahahah tem umas portas automaticas legais que conectam os carros. Parece coisa de filme de ficcao cientifica. Vc aperta um botao e a porta abre pra entrar na parte que conecta os carros. Dai tem outra porta que da acesso da conexao ao carro seguinte. Os banheiros tb sao interessantissimos. Em alguns trens tem uns banheiros com portas semi-circulares gigantes – adaptadas pra pessoas com dificuldade de locomocao – que tb tem portas automaticas. Vc aperta um botao e a porta abre. Qnd vc entra, dentro tem dois botoes: um pra fechar a porta e outro pra lacrar. Td automatico! As torneiras, nao so nos trens, mas em muitos banheiros da inglaterra, principalmente banheiros publicos, tb sao diferentes. Em geral eh uma sequencia de torneiras automaticas. Vc coloca a mao embaixo de uma, sai sabao. Depois coloca embaixo da seguinte, sai agua. Na seguinte sai ar quente pra secar. Em outros lugares, banheiros mais antigos, creio, tem duas torneiras: uma de agua fervendo e outra de agua gelada. Basicamente, vc tem que vedar o tampao e misturas as duas aguas pra lavar as maos. No entanto, eu percebi que em muitos lugares, eles colocaram uma torneira extra com agua morna, pra facilitar mais as coisas. E ja que estamos falando de torneiras e banheiros, em cidades maiores como londres, custa em geral 50p (50 centavos de libra) pra usar os banheiros publicos. Em geral sao bem mantidos, mas nao gostei da ideia de ter que pagar pra usar banheiro nao. Melhor os banheiros dos EUA, que sao bem-mantidos e de graca ;)
Mas vamo voltar pra ramsey, que eu me empolguei demais com os banheiros, hehe. Pois bem, a cidade tem coisas interessantes. Uma delas eh a presence portuguesa. Tem uma familia de portugueses que tem um fish and chips shop – como a maioria de vcs devem saber, fish and chips sao extremamente populares na inglaterra. Vc pode encontrar em praticamente todo lugar, servido geralmente com mushy peas, uma especie de pure de ervilha que eu adorei provar! Os ingleses tb comem o peixe frito e as batatas fritas com malt vinegar, um tipo de vinagre escuro, que eu num lembro como diz em portugues. Fica muito bom! O nome do fish shop dos portugueses eh Madeira. Qnd a gente foi la com a familia do Mike, o pai dele perguntou se eu ja tinha falado portugues com eles, e eu matuta, confesso q nao, pq tava com medo de nao entender. Eu ja passei por situacoes em que simplesmente nao conseguia entender o portugues europeu, entao fiquei tentando esperar pra ouvir eles conversarem portugues entre si antes de arriscar falar portugues com eles. Qnd finalmente entendi, resolvi pergutnar. Na hora que eu abri a boca, o cara falou: es de brasil, sim? Hahahaha conversamos um pouco, eu meio que servindo de tradutora. O Mike podia entender a maior parte, mas tinha umas coisas que eu nunca tinha ouvido usado daquela forma, mas pelo contexto, deu pra entender. Por exemplo, em vez de “entende?” Ou “ta entendendo?” Eles disseram percebes? E o Mike, que nao ta acostumado com esse uso de perceber, muito menos com uma pronuncia taaaaaaaao reduzida como a deles – soava como “prãcébx?” – teve um pouco de dificuldade. Essa mesma familia, que segundo o que me disseram, moram la ha decadas, tb eh dona do cyber-café da cidade, onde eu pude interagir um pouco mais com eles e inclusive assistir um pouco de tv portuguesa. Nesse dia q eu tava la tinha uma senhora mais idosa, que deve ser a avo da familia, com eles. ESSA eu tive um pouco de dificuldade pra entender hehehe
A vida em Ramsey corre a passo lento, a maioria da populacao eh idosa, aposentada, que a gente percebe indo aos cafes, olhando os tipos de artigos de vendem nas lojas – roupas pra senhoras, por exemplo – ou so mesmo andando pelas ruas. Vi poucas criancas, adolescentes ou bebes. E pouquissimos jovens de 20 e poucos anos, que devem estar morando em outras cidades porque provavelmente fazem faculdade. Alias, esse eh um problema de algumas cidades pequenas no interior da inglaterra, segundo o Uncle Derek: as cidades estao “morrendo”, porque os jovens saem de la pra estudar , trabalhar, e nao voltam mais, entao ficam so os aposentados, que a medida em que falecem, a cidade vai diminuendo. Outro sinal de que a populacao eh mais idosa em ramsey sao os anuncias de descontos pra seniors – idosos – em todo canto, ate mesmo no supermercado!
Em Ramsey a gente tb encontra, como em qq buraco da inglaterra, comida Indiana com mais sabor de comida Indiana, por causa da influencia Indiana no pais. Eu e o mike adoramos comida Indiana, mas nos EUA, ate agora, pelo menos nas areas em que a gente morou, eh dificil achar um restaurante de comida Indiana decente. Em Ramsey tem um restaurante indiano onde a comida eh divina!!! Se chama The Bengal. Uma noite, o Mike e eu fomos la pra pegar take-out (pra viagem) e nos resolvemos pedir uma porcao de naan, um pao, tipo pao arabe, q acompanha comida Indiana. Pedimos o mais simples do cardapio, esperando que ia ser so o pao sem nada, como geralmente servem nos EUA. Mas pra nossa surpresa, ate o mais simples tinha condimentos na massa e era uma deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia! Eu juro que eu jantava so ate so aquele pao se fosse preciso! Hahahah Ah! Uma coisa interessante de comida pra viagem: muitos restaurantes oferecem desconto de 10% se vc leva a comida pra casa, em vez de comer no restaurante mesmo. Surpresa boa pra quem tava com o dinheiro contado q nem nos
No post seguinte, vamos pra St Ives e Cambridge! Inte!
2 Comments:
Viajar é uma maravilha, né? A gente aprende tanto e vive tanta coisa diferente! E o melhor é que a gente viaja contigo, adorei a história dos banheiros, que diferente, né? Quantos aos trens, nunca fiz viagem de longa distância de trem mas em Chicago, NY e SF andei de trem e pela tua descrição são semelhantes com excessão dos banheiros, fiquei curiosa pra ver um dos banheiros com a porta semi-circular e cheios de botões!
Amei o post, como sempre! Adoro saber sobre viagens!!!
Já tô me planejando pra ir pra Inglaterra. Te juro que vou morrer, porque se tu se sentiu em Harry Potter, imagina eu. Em cada localzinho vou fazer uma referência à algum livro ou filme =)
Quero saber de Cambridge e da sua viagem ao Brasil, viu?!
BeijooO!
Post a Comment
<< Home