Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Tuesday, June 15, 2010

Pois entao... eu e o mike acabamos de sair de um tornado shelter do shopping. Como nao tem nada pra fazer, mas eu tenho acesso a internet, resolvi que escrever sobre a minha experiencia nos ultimos dias com tornados em indiana.

ontem a noite tivemos um tornado warning, que é assustador. primeiro, uma sierene desgracada de alta é ligada. isso significa que a gente deve procurar o lugar mais seguro pra ficar porque um tornado esta se aproximando e deve chegar na cidade em alguns minutos. as vezes ele detectam tipo meia hora, 40 minutos antes, as vezes com um pouco menos de antecedencia. a gente tava preparando o jantar qnd a sirene tocou entao a gente ligou a TV pra ver as atualizacoes. tinha dois tornados ao redor de bloomington, mas nenhum dos dois chegou de fato, so uma tempestade braba. qnd eles cancelaram a advertencia de tornados, a gente jantou, ainda com a tv ligada.

so que hoje, qnd a gente tava marcando o meu teste de direcao no "detran" de bloomingont, a desgracada a sirene comeca a tocar de novo! o pessoal comecou a ficar um pouco apreensivo, mas continuou normalmente. eu tava ate meio despreocupada, mas depois que a gente recebeu uma msg de IU que dizia "IU Bloomington Emergency! Tornado warining has been issued for campus. Go to the lowest level of your building, take safe shelter." eu comecei a cair na real... a gente marcou meu teste pra quinta - torcam pra eu passar e tb pra nao ter mais tornado! - e saimos em direcao ao shopping com o radio ligado pra ouvir os alertas. eles continuavam anunciando alertas e prevendo que o tornado ia atingir bloomington por volta das 6:15 da tarde. a gente tinha tempo suficiente pra chegar no shopping e de fato chegamos. a tempestade comecou, mas a gente ja se sentia menos seugro. em casa, eu morro de medo pq nao tem tornado shelter e a gente mora no segundo andar! mas no shopping tem um lugar pra se proteger de tornados. entao a gente pegou alguma coisa pra comer, mas qnd a gente comecou a comer, a direcao do shopping anunciou que o alerta estava valido ate 6:45 e que a gente devia ir para o tornado shelter. entao fomos, basicamente um corredor isolado, sem janelas e com portas de ferro, ate 6:40. ficamos la acessando a internet pra ver os reports e as pessoas q tinham celular, falavam com pessoas da familia, amigos, etc.

o alerta de tornado foi retirado, mas o de tempestade continua ate as 10 da noite. algumas lojas do shopping reabriram, outras permanecem fechadas e muitas pessoas continuam aqui esperando a tempestade diminuir. por algus minutos faltou luz, mas agora ja esta de volta. o mike ta falando com os pais dele no teleofne e eu to aqui escrevendo pra vcs pra passar o tempo e rezando q esteja td bem com o apartamento. mas o que importa eh que a gente ta bem. espero que nao tenhamos mais nenhuma aventura ate irmos pra abq.

bom, o dia foi bastante "animado" com o tornado e a tempestade, e com a vitoria do brasil sobre a coreia, eh claro! :)

inte!

ligia

2 Comments:

Blogger Pigméia said...

Ai que bom!
Eu ouvi o diacho da sirene acho que segunda-feira, quase morro, Deus que me livre, e os meninos(Carlos e Luciano) na maior tranquilidade, como se não fosse nada, dizendo que já estavam acostumandos, que quase todos os dias estavam soando a sirene, e eu grudada na janela olhando pra fora e o rádio ligado também, MORRO de medo de tornado/furacão, essas coisas, e só de ouvir aqueles avisos que eles dão no rádio já me dá calafrios, coisa mais mórbida, eu hain...
Mas qeu bom que foi alarme falso.
Bjim e parabéns pela carteira (vi no orkut que passou)

4:06 PM  
Blogger Sir Krebs said...

Ainda bem que eu nunca vi isso, apesar da minha host family dizer que isso é comum aqui em Janeiro, por causa das tempestades do inverno (MEDO!) Outra coisa legal é você dizer que tá aproveitando o sol, Ligita, porque eu meio que comecei a perceber que a sensação de estar no frio de rachar é exatamente como você disse, e olha que o mais frio que eu peguei até agora foi 4 graus! Se são 4 graus no começp do outono, imagina o inverno! =) Quero o sooooooL!

5:21 AM  

Post a Comment

<< Home