Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Wednesday, December 30, 2009

Ja que me sobra tempo esses dias, eu vou aproveitar pra escrever mais um post. A neve em ABQ me inspirou a falar sobre o inverno nos EUA. A gente quando mora no Brasil e ve nas revistas aquele povo chique na neve, feliz, brincando, vestindo aquelas roupas chiques, acha o maximo e quer pq quer ver neve. Ate ai td bem. Eu adoro neve, principalmente adoro ver a neve cair. Quando eu to em casa, tomando um cha quente, bem agasalhada. Viver em um lugar onde neva e faz frio nao eh tao fun qnt visitar um lugar onde neva faz frio. Believe me! Quando a gente voltar pra Indiana, por exemplo, a temperatura vai ta variando entre -5 e -11C. Sabe o que eh ter que todo dia sair de casa nesse frio? experimente botar a sua maozinha dentro de uma luva e botar ela no congelador da sua casa por 5 minutos e vc vai entender. Isso sem contar que o vento pode piorar bastante a sensacao termica. Ano passado, por exemplo, tivemos dias em que a sensacao termica era de até -23!!! E isso eh pq Indiana eh QUENTE comparado com outros estados como Minnesota e Vermont, por exemplo. Agora, legal mesmo eh qnd neva, dai a temperatura sobe acima de zero so um pouquinho, a neve derrete um pouco e dai a temperatura cai de novo, congelando essa neve derretida, criando uma capa de gelo nas ruas que transforma a cidade numa enorme pista de gelo. Uma possivel solucao pra isso eh jogar sal, o que eles fazem, mas o problema eh q nao da pra ter gente constantemente nas ruas jogando sal qnd isso acontece com muita frequencia e, no caso de Indiana, por causa da limestone - nao sei como diz isso em portugues, eh um tipo de pedra muito "macia" que eh boa pra esculpir - eles tem um limite de qnt sal se pode jogar nas ruas, pra q o sal nao entre no subsolo e va parar na limestone, corroendo td, ja q essa pedra eh parte importante da economia do estado.

No mais, com relacao as roupas de inverno, algumas sim sao chiques e bonitas e eu adoro vesti-las. Mas um problema eh que as vezes, pra vc se sentir confortavel no frio, vc precisa abrir mao do que eh fashion. Ou seja: ninguem, a nao ser madame q anda de carro pa td qnt eh canto, ou pessoas que realmente gostam tanto assim de moda, consegue vestir roupas que lhe mantenham aquecido o suficiente e sejam bonitas ao mesmo tempo, pq geralmente, os casacos tem q ser muito pesados pra te proteger de um clima desses. Sem contar que vc tb quer cobrir bem sua cabeca, suas orelhas, seu pecoco, seu nariz, pq o frio as vezes faz ate seus olhos doerem. Sem contar que inalar um ar cuja temperatura eh -20?

Resumindo: se vc nunca viu neve, nao se iluda muito com ela. Ela eh otima, mas o frio que pode vir com ela eh horrivel! Eh otimo brincar nela um fim de semana. Lidar com esse tipo de clima todo ano por meses nao tem tanta graca.

Ate o proximo post! :)

7 Comments:

Blogger Fernanda Lym said...

Li, eu não sei como tu conseguiu se adaptar!Acho que eu não conseguiria! Tenho faringite aguda e, quando está grave mesmo, ameaça desembocar em uma bronquite e isso, pra pneumonia,fica a um passo.

Se quando fui pra Sobral, Limoeiro do Norte, Icó, Juazeiro e todo o trecho do sertão central daqui só faltei morrer por causa do calor (e dá-lhe água/sorvete/gripe/febre e o escambau) imagina neve!=O

Tenho curiosidade de bulir na neve, mas acho que meu santo não vai bater muito com o dela se esse contato durar mais de 12 horas!=O Quando você falou "imagina respirar um ar congelado"... Muié... Juro que pensei "Morro na hora" =~ sei não. Prefiro ficar quieta e só na base dos picolé e sorvete! XD

Posta fotos de tu na neve! =D

P.s: abafa que eu tinha errado e ia colocando "nu na neve"! Esquece! Não tá mais aquê quem errou!XD Bjuuuu ;*******

5:30 PM  
Blogger Marcela said...

Odeio inverno. Antes de 2002 - 2004quando so vinha visitar essas bandas achava legal mas no dia a dia eh um inferno, nao posso nem sair pra dar uma voltinha com o Edward pq eh gelo e posso escorregar. Aqui tudo para com neve, a maior palhacada, ninguem trabalha...que saudades de Fortal, como eu queria era ta andando na praia vendo a luz do sol.

3:11 AM  
Blogger Pigméia said...

Ave Mary! Nem me fale! Quando morei em Chicago, cheguei no final do verão e não via a hora de chegar o inverno pra ver a tal da tão almejada neve, e no primeiro dia que teve um snow FLURIES (é uma chuvinha de nevinha que nem é considerada neve pra eles, pq nem sequer chega a acumular no chão, se acumula é por pouquíssimo tempo) aí eu já saí gritando pra fora com a câmera na mão, filmando o tal dos snow fluries crente de que era neve e o povo da família com quem eu morava meio que mangando de mim, dizendo que aquilo nem era neve ainda. Então, no dia que nevou, aí foi aquela festa, né? Eu saí de casa pra brincar de guerra de bolas de neve, fazer anjo, etc, com os pivetes lá da casa, hã, no terceiro dia de neve, eu já tava esculhambando aquela disgrama pq meu carro dormia do lado de fora e eu tinha que TODO dia de manhã sair cedo naquele frio da disgrama pra desenterrar o disgramado do carro qeu tava até o teto de neve (exageros à parte) e ligá-lo pra que quando fosse a hora de levar as crianças pro colégio nós conseguíssemos sentar nos bancos de couro geladíssimos.
Bem, o carro da minha host, madame, uma mercedes, tinha os aquecedores de banco e meu carro era bom, mas não tinha esses riquefifes não, então era o sofrimento o banco gelado. E quando não dava tempo de aquecer o carro e que eu tinah que dirigi-lo congelado mesmo? Afff... Chegava em casa com a coluna arrebentada pq vc treme TANTO, mais TANTO que os músculos ficam todos tensos e a minha coluna é quem grita logo, com dor, aff...
E quando eu tinha que caminhar com a diacha da cadela?? Ai Jesus! Era "só" uma voltinha no quarteirão, mas até uma voltinha no quarteirão, se não desse tempo de calçar a bota à prova de água, própria pra neve e baixas temperaturas, o meu pé quase gangrenava, chegava em casa roxo, aí eu tinha que correr pro banheiro e lascar água quente neles, afff....
E as orelhas!? Afff. Doem até dizer umas horas se não as cobrirmos e o tanto de luvas e cachecóis e protetores de orelhas e pescoço que eu perdi? Porque quando você sai, você se agasalha toda, mas quando você entra num shopping, por exemplo, você tem que tirar tudo porque é climatizado e colocar aonde? Carregar na mão mesmo, aí a esculhambação tava feita, eu que só lesa, então, era a vida voltar pra casa só com uma luva, sem cachecol, sem gorro, enfim, cada vez era uma coisa que eu perdia.
Afff.. E eu acabei foi escrevendo outro post aqui, me expulsa, Lígia!

Bem, gente, concordo com a Lígia, frio demais é o ó! Bom só pra visitar e ir embora, morar mesmo é uma "pain in the neck".

Adorei o post, flor! Como sempre!

9:47 AM  
Blogger Lígia said...

ferty - nem eu sei como consegui me adaptar tb. na verdade eu tive problemas respiratorios nos dois primeiros anos aqui. eu tive asma como uma especie de reacao alergica ao frio. era horrivel! mas agora acho q meu corpo se acostumou.
marcela - ficar presa em casa eh uma das coisas mais agoniantes do inverno. assim q as temperaturas comecam a subir, a gente se desespera pra estar de lado de fora o maximo possivel tb!
glenia - obrigada pelo comentario. tu acrescentou um monte de detalhes q eu tinha esquecido. o frio dentro do carro por exemplo. meus musculos doem de tanto tremer tb. eh horrivel! e qnt a perder as coisas, ja perdi um bocado. principalmente luva. e pra ir ao banheiro qnd a gente ta fora da casa? tirar td aquilo de casaco e depois botar td novo? afff eh um saco mesmo! enfim.

obrigada, meninas, pelos comments!

4:41 PM  
Blogger Unknown said...

Tia Lígia, vc quase acabou com meu sonho de pegar na neve...rsrsrs saudade!

7:29 PM  
Blogger Larissa said...

Lígia, vi no orkut que vc tinha atualizado o blog e vim dar uma explorada por aqui. Muito legal ler as suas aventuras, vulgo matutagens... kkk Ainda lembro de você quando crio sem querer uma daquelas expressões "by the foot of the letter", tão à cara do CAE, lembra?

Ó, amei ler sobre a neve, porque sou uma das iludidas, totalmente!

Aproveitando esse singelo comentário, depois de muito tempo sem comunicação, também quero te desejar um 2010 rico de histórias legais, momentos engraçados e muita força!

Beijão pra você!

Larissa

6:17 AM  
Blogger Sir Krebs said...

v6 tão me traumatizando!
eu nunca vi neve mas agora eu tow é com medo!
e a Glênia dizendo que o pé só faltava gangrenar?!
meodeos! medooooo!
sei não, viu?!
eu que sou pobre e abestado vou sair correndo quando vir as snow flurries, lá!
euieheieheeiueheieuhe

7:06 AM  

Post a Comment

<< Home