Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Saturday, August 30, 2008

Negada, faz teeeeeeeeeeempo, ne?
tanta coisa aconteceu entre o ultimo post e esse, cs num tem nocao!
mas vamos por partes. pra comecar, deixa eu tentar resumir 3 meses de brasil. bom, dia 20 de maio eu embarquei pro meu ceara vei. as minhas ultimas duas noites antes de ir embora de abq eu passei na casa dos pais do mike e como eu contei no post anterior o pobi do mike passou esses ultimos dias doente. caidinho como eu nunca tinha visto. mas mesmo assim insistiu em ir me deixar no aeroporto com a irma dele e a mae.
pois bem, depois de dizer tchau para as sandia mountains e de chorar dentro do aviao - eu como sempre mateiga derretida - i "sat back, relaxed and (tried to) enjoy(ed) my flight" pra atlanta. de la a noite eu ia pegar o voo pra sampa. o voo foi tranquilo, sem atrasos, assisti 27 dresses e alguns seriados da HBO (adoro esses avioes novos q tem tv ate pros pobres). cheguei em sampa de manha cedinho e fui passar por toda a novela de pega-a-bagagem-passa-pela-alfandega-despacha-a-bagagem. mas agora com um capitulo especial: chorar nos pes do rapaz da gol pra ele nao cobrar excesso de bagagem. e ele nao cobrou! vai pro ceu direto sem escala, com direito a encontro vip com sao pedro, aquele rapaz!
dai depois de 3 horas e meia de muita falta de paciencina - eh sempre assim qnd eu to pra chegar em fortal. o cansaço e a ansiedade sao tao grandes que o trecho parece looooooooooooooongo, muito mais longo do que realmente é. Mamae, Alby e Bruno estavam la no aeroporto pra me pegar. me levaram pra casa e chegando la eu encostei minhas malas pelos 3 meses seguintes, ou quase.
como dessa vez num fui nas carreiras, nao sai tanto de casa como antes. aproveitei pra passar muito tempo com o povo de la de casa e aos poucos fui reencontrando amigos e revisitando lugares. e vi gente, muita gente. mas por incrivel que pareça, aina teve um bocado de gente que nao vi.
but anyway. nesses quase tres meses eu basicamente dei aula - tive duas turmas de portugues OTIMAS na UFC, fiquei em casa, sai com os amigos, eu e mike continuamos a rotina de telefonemas, embora com bem menos frequencia, ja que se tratavam de ligacoes internacionais. deus salve facebook, que nos deu mais um pouco de contato. e comi, comi, comi, comi, como se fosse voltar pros EUA no dia seguinte. Hahahahahahah
Uma das coisas especiais foi a formatura da Jo. Peeeeeeeeeeense numa festa1 a maior que ja fui, com direito a fogos de articifio, muita comida e bebida e muito glamour. parecia noite de entrega do oscar, juro por Deus!
bom, depois de tres meses de sol, praia, comida, diversao e impaciencia com as marmotas que nos brasileiros - principalmente os lascados como eu - temos que enfrentar diariamente, era hora de voltar. voltei dia 15 de agosto. jo, lu e dessa vez tambem samu e felicio foram me deixar no aeroporto. foi muito legal, a gente se divertiu um bocado, mas a jo e o lu como sempre, me fizeram chorar. nao tem jeito. eu sempre morro de saudades daqueles dois como da minha familia pq sao realmente parte da minha familia.
e tome mais viagem. mas dessa vez nao foi a loucura de janeiro, em que eu levei 64 horas e um quase acidente de aviao pra chegar - gracas a deus cheguei! - em abq.
mas dessa vez o aviao em que eu vim nao tinha tv :/ fiquei puta! tava doida pra assistir um filme e me colocaram numa merda dum aviao que num tinha tv, numa bosta duma poltrona no meio e ainda por cima atras da lateral do banheiro! whatever...
depois das longas 9 horas e 40 minutos de viagem ate atlanta, eu finalmente passei pela alfandega e peguei uma gente gente boa! tao legal ser bem-recebida daquele jeito, com bom humor e ate mesmo como se fosse um velho conhecido. dei valor!
dai era a vez de rumar pra indy! qnd cheguei, mike nao tava na saida. como num tinha celular, resolvi descer pra pegar a bagagem, mas eis que la estava o menino vei, que eu num via ha tanto tempo, me esperando com o que? um bouquet de flores! eu amo qnd ele faz essas coisas! dai fomos almocar e bater perna em indianapolis. a gente tinha combinado de ir comer bbq, ja que eu tava com saudade do barbecue americano e depois a gente ir ver as promocoes de roupas pra eu tentar encontrar alguma roupa de frio.
andamos (muito) em indy e finalmente voltamos pra bloomington.
eu voltei ja em cima da hora pra semana de orientacao, entao durante o fim de semana, a gente trabalhou um bocado em organizar o apt e as minhas coisas, comprando um monte de treco pra organizar tudo. e como a gente gasta qnd se muda, minha gente, nan!
anyways, comecou a semana de orientacao e eu tinha q primeiramente fazer o check-in. tao legal: aqui vc vai pra um laboratorio e coloca todos os seus dados e um prgrama de computador cria a sua programacao baseado no que ele identifica que voce precisa. entao praticamente cada um de nos ganhou uma programacao diferente, baseado se eramos alunos que se transferiam de outra instituicao, se somos completamente novos, alunos de geraduacao ou pos-graduacao, etc.
agora o q eu nao gostei foi a falta de interacao. senti q a gente, por ser um numero tao grande, acaba sendo tratado como um numero. eles tentam welcome a gente muito bem, mas nao fazem nada pra incentivar a gente a se conhecer e a interagir. mas bem, depois que eu tinha meu personal schedule, eu determinei que tinha sessoes que eu nao precisava assistir pq nao iam ser novas pra mim. entao fui pra primeira sessao sobre imigracao pra garantir que nada tinha mudado - e nao tinha memso - fui pra outra pra tentar pegar informaçao sobre o plano de saude - mas a mulher nao sabi muita coisa sobre o meu caso, como sou AI (assistant instructor), nao entro no plano dos alunos internacionais. e fiz outras coisas como o teste de tuberculose (todos somos obrigados a fazer), a carteira de estudante e outras coisas mais. foi uma semana de resolver coisas e instalar-se basicamente. tambem uma semana pra aprender como tudo funciona no apartamento. temos maquina de lavar louca que nunca usei, e maquinas de lvar e secar roupa que funcionam um pouco diferente das velharias do predio onde eu morava em abq.
no final de semana, pra desopilar, fomos pra indy de novo, dessa vez pra assistir batman em um cinema IMAX, desses cinemas com telas absurdamente gigantescas! depois do filme fomos pra Burlington, uma loja de roupas e calcados e encontrei promocoes loucas! tinha blusa, vestido e ate casaquinho por $4, $3, $8. uma loucura. entao resolvi gastar o que planejava nao gastar, ja que a promocao era tao boa e comprei acho que umas 10 pecas. jantamos no shopping, fomos em mais alguns lugares e voltamos pra bloomington.
na segunda semana, essa que passou agora, foi a vez da orientacao do departamento. essa sim foi longa e puxada. to arrasada de cansaço. mas finalmente terminou. ontem teve uma recepçao de boas-vindas BEM mais formal que o tradicional pot-luck da UNM. mas foi legal! nos divertimos. agora aqui estou eu num cafe com o mike, preparando as aulas da semana. quer dizer, agora eu to é gastando tempo no blog. mas vou retomar a preparacao e adiantar o servico. vou ensinar portugues 135: quatro aulas por semana, 15 licoes em um semestre. loucura, loucura, loucura! vamos ver no que vai dar. e vou fazer quatro disciplinas: poesia em portugues, cinema brasileiro, metodologia de enino e italiano! sim, vou aprender italiano! por o que vcs podem ver vai ser um semestre pauleira. mas que semestre nao é? bjs!

1 Comments:

Blogger Pigméia said...

Oiê! É sempre bom ler este teu blog.
Bem, ainda bem que as viagens não foram tão cansativas e complicadas como as anteriores.
É engraçado ler tu contando da recepção aí e comparar com a da UNM, a qual estou vivendo agora...
Infelizmente não deu pra eu ir pro picnic da unm...
Bem, bem-vinda e boa sorte no "semestre pauleira" que vem por aí!
Obrigada pelo e-mail, não respondi ainda porque pretendo te ligar esse fds. Bjim

8:15 PM  

Post a Comment

<< Home