Hoje é Dia do Trabalho e, portanto, feriado por aqui. O que significa mais tempo pra estudar. E foi isso que eu fiz hoje o dia quase todo, mas agora resolvi dar uma paradinha pra escrever no blog porque faz muito tempo que nao escrevo. O sumiço, mais um, se deve a, como sempre, tempo pouco. Também confesso que, desde que o Mike se mudou, essa é a primeira vez que tenho vontade de escrever. Passei uns dias de molho, meio que me adaptando. Nao que a adaptacao tenha sido completa - nunca vai ser, na verdade - mas pelo menos agora as coisas estao voltando mais ou menos ao normal, com a diferenca de que ele num ta mais aqui, obviamente. Quando digo normal falo do fato de ter um milhao quatrocentas e cinquenta e oito coisas pra fazer todos os dias, o que me mantem suficientemente ocupada e faz os dias passarem voando. E nessa brincadeira, so faltam praticamente duas semanas pra gente se ver de novo, entao fico feliz :)
But anyway, muita coisa tem acontecido desde a ultima vez que escrevi. Mike se mudou, voces ja sabem, as aulas comecaram e com elas ha muitas novidades. Entao vamos a elas.
Bom, aqui tem sempre uma semana de orientaçao antes das aulas comecarem. É uma semana de desorientacao pra quem chega, sobretudo de um outro país, mas pra quem ja ta por aqui, nossa quanta diferença! Como as coisas sao mais calmas. Aproveitei entao pra ajudar os novos alunos internacionais, me voluntariando pra orientaçao que o Office of International Studies promove. Desde o ano passado, quando eu recebi a ajuda preciosissima dos alunos voluntarios que se dispuseram a ajudar a gente, que eu eu decidi que, quando tivesse oportunidade, faria o mesmo pelos novos. E fiz isso na primavera do ano passado e agora no outono. Me faz muito bem. Nao dá pra explciar o quanto é gratificante retribuir. Contribuir pelo menos um pouquinho pra ajudar a galera nova. Se pudesse faria muito mais. Levaria pra minha casa, hospedaria pelos primeiros dias, procuraria lugar pra pessoa morar. Mas tenho minhas limitaçoes, claro. De qualquer forma, quem passa pelo sufoco de mudar de país, de língua, de cultura, de sistema educacional sabe o quao valioso é cada ajuda, por menor que ela possa parecer. Entao me ofereci pra ajudar com as rodas de discussao sobre a vida academica nos EUA e também pra fazer tours pela universidade mostrando os principais pontos. Foi bacana. No primeiro dia que ajudei foi na verdade, coincidentemente, o último dia do Mike aqui, entao nao ajudei muito porque queria ajudar ele a termianr de arrumar a mudanca e tambem queria passar o maximo de tempo com ele antes de ele ir. Entao, assim que terminou minha contribuicao na orientacao, fui pro estcionamento com meu pedaço de pizza e minha coca-cola - o almoço que o OIPS oferece aos alunos e voluntarios - e fiquei esperando pelo Mike. Ele me pegou e fomos pra casa dele. Lá, ajudei a mae dele a empacotar coisas e a catalogar tudo o que se colocava no caminhao. Depois, todo mundo foi jantar e ele foi comigo no Wal mart comprar umas coisas. De la fomos la pra casa. Ficamos la por uma meia hora, uma triste meia hora, da qual prefiro nao falar.
Na semana seguinte, voltei a ajudar o pessoal do OIPS, desta vez com um dos tours, mostrando lugares centrais como a biblioteca, o duck pond, a academia, a livraria, predios em geral, o restaurante, o teatro e coisas assim. Nesta semana tambem tive orientacao no Departamento. Foi uma semana de muito trabalho pro pessoal do programa de portugues. Agora somos quatro TAs, Ricardinho esta em Minnesota, fazendo seu PhD, Fernanda e Simoni sao as novas aquisicoes. Este semestre, espandimos o programa, criando um curso de 101, iniciante, de apenas 3 creditos semanais, e separando as duas turmas de 275, de 6 creditos em falantes de espanhol e nao falantes de espanhol. Esta sendo um experimento, ainda nao sabemos direito como vai ser. Mas até agora esta indo tudo bem. Tambem inauguramos um livro novo, o Ponto de Encontro, que é um sonho pra quem ensina portugues como lingua estrangeira. Finalmente um material decente com o qual a gente pdoe trabalhar. tem la seus problemas, como todo livro didático, mas é definitivamente o que há de melhor no mercado pra nossa area.
A semana de orientacao terminou com um almoco no Tucanos, patrocinado pela Professora Margo Milleret, nossa supervisora e coordenadora do programa de portugues. E daí as aulas começaram. Estou fazendo tres disciplinas esse semestre: Afro-Brazilian Culture e Afro-Brazilian Women Writers com a Miriam Alves, poeta, que esta como visitante na UNM, e Globalization and Social Movements in Latin America, como o Professor Alyosha Goldstein, que é o cara. Pense: competente, respeitavel sem precisar ser assustador. To adorando as aulas dele, embora confesso que tenho tido dificuldade com o vocabulario da economia. É que a gente ta lendo textos de varias areas diferentes e alguns sao da economia, mas ele ja deixou mais que claro que havera duvidas diferentes pra cada um de nos - porque somos de areas diferentes- mas ele tá aí pra ajudar. Aliás, eu adoro esse esquema daqui: essa disciplina tem gente de areas tao diferentes como American Studies, Economia, Literatura e Comercio exterior. Pense num intercambio! O sistema americano é muito melhor que o brasileiro nesse sentido. É um sofrimento fazer cadeiras em outros programas no Brasil. Foi uma novela conseguir fazer Analise do Discurso na Sociologia quando eu tava na UFC.
Bom, que mais de novidades? Ah, este semestre faó os comps, os comprehensive exams. Se ainda nao expliquei o que sao, aqui vai: provoes sobre tudo o que voce estudou no mestrado/ doutorado. Entao, cs tem nocao da bagaceira, né? Tem muita coisa pra estudar e é nisso que eu tenho me concentrado ultimamente.
Fora isso, ainda tenho outros projetos, como apresentacoes em congressos - um na HLS Hispanic Linguistics Conference, com o Mike, em Novembro, em San Antonio no Texas - e outros resumos que tenho que preparar pra outros congressos, um deles em Yale - yes, Yale, mais uma vez lembro da Rori - no ano que vem. Vai ter um tambem em New Orleans ano que vem, to esperando o resultado, vamos ver se vao me aceitar. Ah, outra novidade é que eu, achando pouco todas as responsabilidades que ja tenho, virei officer do GSA - Graduate Student Association - do Departamento. É a representacao estudantil dos alunos de pos-graduaçao. Acabei, por coincidencia, assumindo o lugar que um dia foi do Mike, o de computer assistant. Meu trabalho é basicamente garantir que tenha sempre papel e tinta no laboratorio do GSA e que as impressoras e computadores estejam trabalhando direitinho. PArece pouco? Pense mais um poco. Tente manter um laboratorio utilizado por, nem sei quantos, 50, 60 alunos? todos os dias! Mas enfim, aí vamos nos.
Bom, galera, as noticias sao essas. Sei que ainda to devendo o resot da viagem a California, mas prometo que volto pra terminar de contar. Bjs pra tds vcs e eu to bem, viu? Nao se preocupem! :)
1 Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
Post a Comment
<< Home