Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Thursday, May 31, 2007




Oi, povo, vortei, como prometido. Hoje o assunto é a formatura do Mike. Eu tava super-empolgada. Primeiro porque, óbvio, era a formatura do Mike. Ele estudou tanto, teve um semestre tão difícil, merecia aproveitar esse momento. Pena que ele tava meio dodói...Em segundo lugar, minha ansiedade era ver de verdade como são as formaturas aqui. A primeira grande deiferença é que existe formatura de Mestrado e Doutorado. No Brasil, quando a gente termina a pós, tem apenas a defesa, como vocês sabem. Aqui, não, tem formatura e tudo. É lindo! Eu adoro essas coisas. Se pudesse eu me formava todo ano! Não vejo a hora da minha formatura no ano que vem! :) Outra diferença é que aqui geralmente tem duas cerimônias: uma geral, que é mais ou menos como a nossa - não fui pra essa, mas o Mike me disse como era - e outra organizada pelo departamento, que gerlamente é muito melhor pq é menor e mais personalizada. Essa foi a cerimônia que fomos. Foi ao ar livre, perto do Departamento de Espanhol e Portugues, um pouco antes do Duck Pond. Tudo verde, então tava lindo. Um pouco quente, mas conseguimos sentar na sombra. Na verdade quase todas as cadeiras tavam na sombre. Eles separam os lugares dos convidados e os lugares dos alunos. Os dos alunso são separados de acordo com o grau. Os de mestrado e doutorado sentam na frente, os de major e minor sentam atrás (aqui o sistema de graduçao é diferente. quando voce faz faculdade pode escolher fazer um major e um minor ou até mais, se quiser e tiver coragem. O major é uma especializaçao que requer mais créditos enquanto o minor é uma especialização menor. Por exemplo, muitas pessoas que fazem major em espanhol fazem minor em portugues. Também tem formaturas "loucas" como major em Quimica e minor em Espanhol. A flexibilidade aqui é muito maior que no Brasil, o que é bom e ruim. Bom porque voce estuda o que quer, ruim porque se nao tiver cuidado, sua formaçao pode ficar superficial).
Tem também um lugar separado para os professores, que também vestem becas. As becas são diferentes das daí, dá pra ver na beca do Mike. E todos usam chapéu, a gente geralmente não. Também tem outras coisas que voce usa como as fitas que o MIke tá usando na foto. Elas significam as honras que voce recebe do departmento por distinção. Ele, claro, se formou com distinçao. O Mike se garante! Meu linguista favorito :)
Bom, a formatura foi de tarde, 1 hora. Sentei com a família do Mike: os pais, a irmã e os avós maternos dele que tinha vindo da Californai pra formatura. A cerimonia foi conduzida pela professora MIlleret, minha chefinha, professora de Portugues. O nosso chefe de departamento, o professor Clements falou, houve o discurso da oradora dos alunos de graduçao e da oradora dos alunos de pós-graduaçao, depois de uma pessoa convidada, que era do Instituto Cervantes. Praticamente só falou do espanhol, em espanhol. Nao gostei muito disso nem do fato de um dos discursos ter sido em espanhol. Primeiro pq muitas pessoas das familias nao entendem espanhol, depois pq parece que portugues nem existe. Isso é uma coisa que me incomoda aqui. O espanhol, como tem muitos alunso, é sempre o principal e o portugues muitas vezes é esquecido. Mas tudo bem. Depois eles entregaram os diplomas dos que se formaram com distinçao e depois entregarm os diplomas chamando um por um. Isso também é diferente. Primeiro um dos professores, no caso o professor Vigil, vai até cada fila de cadeiras. Ele pára em cada uma e os alunso se levantam e vao receber o diploma na medida em que seus nomes sao chamados. Depois quando eles sentam, o professor vai até a segunda fila, pára ao lado dela, e todo mundo se levanta. Ele é uma espécied de guia. Os alunos só levantam quando ele pára em cada fila. E assim por diante até que tods tenham recebido.

Depois da cerimônia houve uma recepção no Deparatmento. Fomos lá, comemos um bolinho, tomamos um ponchezinho e de lá fomos pra um restaurante pra fazer a nossa comemoraçao em aprticular pela formatura do Mike. Depois do restaurante, fomos pra casa dele, onde um bolo com sorvete nos esperava. Comemos, conversamos, rimos muito. Depois o Mike foi me deixar em casa e assim foi a formatura.

Parabéns mais uma vez, Ben Silver! Que o seu doutorado e o seu futuro profissional seja de muito sucesso!

1 Comments:

Blogger Pigméia said...

Menina, que massa! Como voces sao chiques!!!
Muita coisa eu nao sabia! E vem ca, tem aquela cena tipica de filme na qual eles jogam os chapeus pra cima!? kkkk Ou alguem com a bunda de fora, como no Patch Adams!? kk Brincadeirinha!
EITA, ele se formou em doutorado!!? Sabia nao! Parabens pra ele!
Estava lindona, hein!? Bjim, amei! Mal posso esperar para o proximo!

5:29 PM  

Post a Comment

<< Home