Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Monday, March 05, 2007






Fala, people!!!! Como ando prometendo aos frequentadores assiduos desse blog, aqui está o post sobre a Language EXPO. Mas antes, queria falar um pokim sobre o jogo de basquete feminino que fui na UNM. Já faz duas semanas, na verdade. Foi uma exepriencia e tanto. Pra começar, pense como os americanos gostam de bater palma. E aquelas palmas que acompanham o ritmo da música, que toca quase o tempo inteiro. e as cheerleaders que fazem um bom trabalho em animar. Pulam, gritam, cantam, batem palma, dão piruetas, seguram cartazes que dizem "make some noise" e coisas assim, do jeitinho que a gente vê nos filmes. Nos intervalos, elas estendem cartazes com propagandas enquanto torcedores participam de uma brincadeira em troca de prêmios. Como tem merchandising aki!!! Muito mais que no Brasil. Outra coisa interessante é que a torcida levanta quando o jogo começa (nos dois tempos) e só senta depois que o time da casa marcar o primeiro ponto. E eu quase sentei, sem saber, porque no pimeiro tempo, o time de fora é que fez o primeiro ponto e o time da UNM demorou um poukim. Pense que errata que eu ia dando... hehehehe Ah, e nós ganhamos, claro! :) Mas é muito legal, é muito animado. Eu diria que até mais que no Brasil, pra minha surpresa.


Bom, mas vamos agora à Language EXPO. Essa é uma feira, promovida pela UNM pra divulgar as linguas que podem ser estudadas na universidade. É dirigida pra alunos do Ensino Médio, ou seja, gente que já, já vai tá entrando na unviersidade e vai estudar uma lingua estrangeira, pelo menos é o que a feira quer estimular. Nessa feira tem mesas que cada "língua" coloca, vendendo ou distribuindo comida dos países onde essa língua é falada, mostrando coisas desse país, enfim, cada um faz mais ou menos isso pra promover. Por exemplo, na mesa do espanhol, tinha comidas de vários países falantes de espanhol. Na mesa do chinês tinha pessoas escrevendo em chinês. Então se eu quisesse meu nome, por exemplo, foi o que eu fiz - eu escrevia num papel, pronunciava e eles faziam. Na mesa do francês, as francesas tavam fazendo crepes. Pense num cheiro bom!!! Na mesa do português, organizada pelo Brazil Club e pelo programa de portugues mesmo, a gente serviu guaraná, biscoito e fez um quiz pra dar chocolate. A gente colocou perguntas sobre o Brasil. Quem acertasse a resposta da pergunta da vez ganhava uma barra de chocolate Garoto. Já pro guaraná, tinha que aprender algo em português e pros biscoitos, tinha que dizer qual é a capital do Brasil. E, pasmem, ninguém disse Buenos Aires. Quase todo mundo sabia que era Brasília!!! Além das mesas, teve workshops de várias coisas. Por exemplo, tinha demonstraçao de capoeira, com um grupo de capoeira aqui de Albuquerque, tinha Introdução ao Russo, ao Chinês e eu dei Intro to Portuguese. Foi muito legal ver por volta de 30 adolescentes curiosos sobre o Brasil. Acabaram me perguntando mais coisa de portugues que eu tinha planejado ensinar. Fiquei muito feliz com o resultado. :) depois da minha oficina, voltei pra mesa do Brazil Club e morri de rir com as bestieras do Zach, o presidente do clube e do Mike, que é tesoureiro. Tiramos foto, comemos, rimos. Foi um dia desestressante. Nas fotos, vcs podem ver: 1) eu e o Zach, presidente e vice em foto oficial heheheh 2) Eu, Zach e Mike, 3) eu e a minha professora de espanhol, a Karina Peña, do México, que tava lá dando uma força pra mesa do Espanhol, 4) a mesa do chinês e 5) nossa mesa já perto do fim da feira, quando os chocolates ja tinham ido embora quase todos.

Bjs e até a próxima!

1 Comments:

Blogger Pigméia said...

AI, QUE MAAAAAAAAAAAAAASSSSSA, Ligia! Nao fui a um jogo de basquete aqui ainda nao, mas quero ir antes de ir embora, eh bom saber dessa historia de so sentar apos o time da casa marcar o primeiro ponto. Acreditas que ainda nao vi nenhuma cheerleader!!? Afff.... Mas verei sim, antes de ir-me!
Quanto as atividades academicas, confesso que MORRO de inveja (inveja positiva) dessas tuas experiencias, eu sou assisto as minhas aulas e vou pra casa, nao tenho muito tempo pra participar desses eventos academicos, por isso que estou pensando seriamente em procurar um programa desses...
Enfim, mais uma vez, amei o poster. Bjim

8:22 PM  

Post a Comment

<< Home