
Oi, pessoas,
Mais conformada em viajar pro Brazil só dia 21, volto a escrever pra voces. Bom, continuando sobre a primeira semana aqui. Na universidade, foi uma semana de orientaçao, treinamento, reuniao, muitas informaçoes e quase zero de processamento.
A primeira orientaçao foi do Office of International Students. Papéis, papéis, papéis.... Muito legal encontrar gente do mundo inteiro: China, Japao, Austrália, Alemanha, França, Chile, Colombia, Mexico, Argentina, Nova Zelandia, Inglaterra, India.... e Brasil, claro! Surpresa a minha quando cheguei, perguntaram meu sobrenome, eu disse "Bezerra" e me mandaram assinar onde tinha "Bezerra, George". Mal-dentendido desfeito - a menina nao tinha olhado pro primeiro nome - encontrei o George! Ele morava na Bahia, mas a família dele é da Paraíba, pertinho, vejam so, de Varzea Alegre!!! Onde eu fui encontrar um possível parente???? heheheheheh
O George faz Engenharia de alguma coisa. Através dele conheci outros brasileiros de Porto Alegre e de Sao Paulo, um pessoal que veio estudar música.
A segunda parte do primeiro dia de orientaçao começou com uma dinamica na qual uma bola em que o globo terrestre tava desenhado era jogada de um lado pro outro. Quem pegasse, dizia o nome, o país de origem e se tivesse mais alguém do mesmo país, essa(s) pessoa(s) se levantavam. Peeeeeeeeeeense na algazarra brasileira quando o George pegou a bola!!!! A gente levantou, bateu palma, disse êeeeee!!! Todo mundo rindo. Acho que ficaram pensando: tinha que ser os brasileiros mesmo hehehehe
Depois, almoço de grátis fora do prédio. Aquela coisa tipicamente americana: mesas ao ar livre, num dos lindos jardins da universidade, com toalhas de xadrez, pizza, refrigerante, e socializing. Sentei na mesa com o povo da India, conversamos um bocado. Muito legal, adoooooooooooooro essa troca. Acho fantástico!!!!
Na volta, fomos divididos por grupos: primeiro por continentes. E aí também foi muito legal, porque juntou o povo da América Latina todo. A maioria falava espanhol, mas por respeito a gente perguntaram se queriam que fosse em ingles. Nós, que nos garantimos, heheheeh, dissemos que podia ser em espanhol e por respeito a eles, perguntamos se eles queriam que falássemos ingles. Eles disseram que se a gente falasse portugues devagar, eles entendiam, entao ficamos nessa: eles falavam espanhol e nós portugues. :)
Depois nos reunimos por área, e a galera das línguas estrangeiras ficou junta. Aí tinha de tudo: de mexicano a japones. Também foi muito legal. No final de semana tivemos um picnic, promovido pelo Office of International Students. Esse sim, foi muuuuuuito bacana! Várias famílias de Albuquerque interessadas em saber sobre outros países e em conhecer pessoas levaram cs-num -tem- noçao monte de comida!!!!
E redes de volei, pra jogar com a gente, cadeiras pra sentar na grama. Enfim, famílias inteiras, com crianças foram pra lá. O picnic foi no domingo, em frente ao museu da Arqueologia. Adorei. Achei uma idéia muito legal. O que tinha de senhora simpática dizendo "coma mais, minha filha!" e sempre que eu dizia "I`m from Brazil", todo mundo fica logo: "Oh, Brazil, how nice!" E aí vem horas de conversa! Pense como o povo é curioso sobre a gente! palavra mágica: Brasil! E voce logo desperta interesse. Pelo menos por aqui, até agora.
Bom, alem dos eventos de OIPS, tivemos algumas coisas no departamento de portugues e espanhol, mas apenas capacitacao pros novos TAs - teacher assistants - e reunioes pra orientacao.
Fora da universidade, foi a semana de conhecermos um pouco as redondezas da nossa casa e aprendermos a ir no supermercado, ao posto de gasolina onde compramos cartao pra ligar pro brasil - gente, cs num tem nocao, 'e muito barato: $10 compra um cartao que da pra falar 3 horas!!!! - e tambem visitamos o famoso Wal Mart, paraiso capitalista onde tudo 'e incrivelmente barato. Voce endoida, querendo comprar tudo! Fique louca quando vi temporadas completas de Friends por $19,00 cada. Cameras digitais, filmadoras, computadores, impresssoras, i-pods, notebooks, tudo tudo, incrivelmente mais barato que no Brasil.
Ah, foi a semana tamb'em em que o Alex nos levou pra jantar na casa dele. Alex, milhoes de obrigadas a voce! C num existe!!!! :) e tamb'em ao Agripino, que nos deu a maior forca durante os primeiros dias e continua a nossa disposicao. Thank you, thank you, thank you, guys!!!!
No mais, nos preparamos para nossa estreia em sala de aula heheheh na semana seguinte. Mas isso eu conto depois. Bjs a todo voces!!!
1 Comments:
Que massa! Nao tive tantas experiencias boas quando digo aos Americanos que sou do Brasil, me da raiva logo quando eles comecam a falar em Espanhol, a frase tipica: "ow, ablas espanhol?" E ai eu: "solo um poco!"
Mas a vontade eh de dizer: "Ah se toca! no Brasil se fala Portugues! Colonia de Portugal, alow!" No comeco nao me irritava tanto, mas agora, depois de ouvir tantas vezes, a minha paciencia ta se esgotando. Acho q eh pq vc esta no Novo Mexico, muitos imigrantes, etc e tal, ja tem mais nocao, o povo do Norte eh q eh muito self-centered mesmo. Mas eh isso ai, de vez em qdo se salva um, como por exemplo, um carinha de NY q conheci numa boate, sabia ate o nome do presidente, situacao economica e politica, e tinha uma nocao espacial do Brasil, fiquei besta, depois de tanto fora que ja tinha ouvido! hahaha Bjim
Post a Comment
<< Home