Matutano nos Isteitis

Poizé, o povo insistiu e eu aderi à idéia do blog :) Aqui vai ser o espaço pra contar como vai a vida nos EUA. E haja matutage!!!!

Tuesday, September 19, 2006


Oi gente,

estou de volta pra contar sobre a primeira semana de aulas.
Bom, nem preciso dizer que eu tava nervosa, ne? E incrivel: vc ensina anos e anos, milhares de coisas diferentes, muitos alunos diferentes, mas a primeira aula em cada turma 'e a primeira aula em cada turma. vc num conhece o povo, vc num sabe o que eles esperam, enfim, vc sempre passa uns dias pra se adpatar a eles e eles a voce.
Mas foi legal. Tirando o "meu Deus, what`s next?" do primeiro dia de aula - vcs que ensinam, sabem do que eu to falando - foi bacana. Gostei muito dos meus alunos. Turma pequena, 15 pessoas. Fiquei impressionada com a vontade deles de estudar portugues e de aprender sobre o Brasil. Principalmente a galera da engenharia, da farmacia, areas que num tem muito a ver com linguagem. Eles sempre perguntam, tiram todas as duvidas. participam muito, tem muita curiosidade sobre o Brasil. Muitos querem viajar pra la. No dia 7 de setembro, fizemos uma aula sobre cultura brasileira, falando sobre as datas comemorativas. Foi muito legal tambem. Eu, claro, botei minha blusa do Brasil e fui la falar sobre o meu pais vei. A gente fica meio patriota quando ta fora e meio revoltada com a vida que a gente tem que levar a'i tamb'em. 'E um sentimento estranho. Enfim...
Bom, quanto as aulas do mestrado, essas sao demais tambem! Estou fazendo tres disciplinas: uma de critica literaria, que 'e o maximo!!!! S'o temos um mes de aula e ja lemos platao, aristoteles, foucault, bakhtin, derrida, freud, lacan, saussure, levi-strauss e estamos entrando no feminismo agora. As aulas aqui sao um pouco diferentes. Em vez de ler os textos - quando da tempo pq a gente tem que morrer de trabalhar no brasil - chegar na sala e escutar o professor falar, contribuindo aqui e acola com algumas observacoes, vc tem que ler os textos, elaborar perguntas criticas mandar para o professor 24 horas antes da aula e discutir essas perguntas durante a aula. Ha seminarios tambem, como no brasil mas cada aluno tambem tem que propor prguntas criticas sobre o seu tema. a gente tambem escreve artigos, mas ha outras formas de avaliacao: sua participacao conta muuuuuuuuuuito, ensaios ao longo do semestre, dependendo do professor, provas tambem e portfolios, etc. A outra disciplina 'e metodologia do ensino de linguas. nao tem muita novidade pra mim em termos de teoria, mas as discussoes com gente da america inteira sao preciosissimas. sem contar nos trabalhos que a gente faz e a experiencia que a gente compartilha. Acaba gerando muitas ideias boas. E as disciplinas sao bastante completas. Nessa, por exemplo, a gente tem inclusive um mes pra se dedicar a criacao da nossa webpage. Sim porque professor aqui tem webpage, nao pasta na xerox da cultura francesa hehehehe
'E uma das formas de colocar seus materiais a disposicao dos alunos. Tem varias outras tambem: voce pode levar o livro, texto ou handout pra biblioteca, eles tiram copia do que voce quer e colocam no que eles chamam de e-reserve. 'E um espa'co no site da biblioteca. Os alunos entram, colocam o nome da disciplina ou o sobrenome do professor, digitam uma senha que cada professor cria e tem acesso ao texto pra imprimir e ler. Falando em imprimir, voce so tem impressora em casa se quiser, porque aqui voce pode imprimir no SUB (Student Union Building). Tem um laboratorio com vaaaaaaaaaaarios computadores e umas 5 impressoras pra vc imprimir seus trabalhos, seus textos, enfim. Fora os outros tantos laboratórios em cada curso.

Bom, a outa disciplina 'e de literatura brasileira. 'Otima tb! A gente ve v'ideos, ouve musica, le textos, enfim, nao 'e so literatura, 'e cultura brasileira em geral, desde que tenha a ver com os temas de literatura q a gente t'a estudando.

Em todas as disciplinas sempre tem muito o que fazer, mas a diferen'ca 'e que d'a tempo. Voce estuda muito, com certeza, mas s'o precisa trabalhar 20 horas por semana, incluindo seu tempo - que 'e suficiente - pra planejar, ter reunioes com seu supervisor e reunioes departamentais.

No final da primeira semana, nossa orientadora - minha e da michele - levou a gente pra Santa F'e. Um passeio muito legal! Fomos a v'arios museus, comemos num restaurante chique :) provei comida novo-mexicana pela primeira vez - tamalles, um negocio super gostoso, feito de milho e queijo, mas que arde que s'o, depois de algumas garfadas, mesmo sem as famosas chillies. :)

Depois de Santa F'e, fomos a uma loja comprar casacos pro inverno. E como 'e barato!!!! Nossa! se vc quiser, vc compra caro, mas as famosas clearences - liquidacoes - existem pra quem nao e besta. Vc compra coisas de primeirisssima qualidade por uma bagatela!!!! Comprei um casaco de couro, liiiiiiiiiindo, por 20 d'olares! =0

Enfim, foi muito legal o passeio! Adorei!

No proximo post, um pouquinho mais das minhas aventuras.

Until more!

L'igia

1 Comments:

Blogger Pigméia said...

"A gente fica meio patriota quando ta fora e meio revoltada com a vida que a gente tem que levar a'i tamb'em. 'E um sentimento estranho. Enfim..."
Essa eh A frase! Eh EXATAMENTE assim que me sinto tb. Estranho... enfim... Amei! Queria estar tendo essas aulas q tu estas tb... :( Mas td bem. Bjim To amando o blog. Ah! As outras brasileiras que conheci falaram-me desse site onde compramos cartao telefonico, q sai muuuuuuuito mais barato do q comprar os cartao nas farmacias ou postos de gasolina. O site eh o: www.stiphonecard.com

6:50 PM  

Post a Comment

<< Home